Select Page

A Cirurgia oral é a mais antiga especialidade da odontologia. É dedicado ao diagnóstico e tratamento de doenças, lesões e defeitos dos dentes dos maxilares e tecidos moles adjacentes necessitando de intervenção cirúrgica. O cirurgião-dentista deve ter conhecimento profundo das ciências básicas para a sua profissão como anatomia, histologia e fisiologia, bem como as entidades doença mais comum. Além do treinamento, formação cirúrgica e, obviamente, um grande destreza manual, é essencial que a maturidade profissional de pensamento e tem grande respeito por tecidos vivos.

Intervenção mais comum:

Extração de dentes do siso (dente do siso)
É a intervenção mais comum em cirurgia oral. Entre as muitas indicações para a extração dessas peças podemos citar a falta de espaço no maxilar para erupção adequada, orientação anômala que podem danificar os dentes vizinhos ou dentes apinhados, ou problemas com inchaço na gengiva por uma erupção incompleta, o que pode levar à infecção crônica nas gengivas em torno dele.

Extracções complexas de dentes:
Às vezes, uma extração de dente pode ser complicado do ponto de vista cirúrgico. Por exemplo, se o paciente tem doença sistêmica significativa, passou recentemente por radioterapia ou sofrer distúrbios de coagulação, se os dentes estão destruídos, e assim por diante. Neste caso, o cirurgião oral traz habilidades cirúrgicas para resolver o problema.

Cirurgia Pré-protética :
São intervenções que são realizadas antes da colocação de uma prótese. Consistir de condicionamento da gengiva ou osso maxilar ou mandibular para facilitar o alinhamento adequado da prótese. Podemos também incluir neste tipo de cirurgia, a colocação de enxertos ósseos para colocação posterior de implantes.